sexta-feira, 18 de junho de 2010

Balanço das replicações III a VI

Na Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, nos dias 25 de Fevereiro, 4 e 11 de Março e 14 de Junho, realizámos as seguintes sessões de replicação, de duas horas cada: terceira - As Competências da Compreensão do Oral e Expressão Oral; quarta – Anualização; quinta - A Competência Leitura; sexta - Os desafios da Escrita e consequente reflexão, Visualização e Concepção de uma Sequência Didáctica, tendo em conta o produto final - sendo que o acompanhamento continuava a ser feito a partir da disciplina na plataforma Moodle. À semelhança do que já havia acontecido para as duas anteriores, planificámos e preparámos previamente cada uma delas, estabelecendo os objectivos, a metodologia, os recursos e o plano de trabalho a seguir e a distribuir por cada um dos colegas participantes.
 Dos trinta e cinco docentes a nosso cargo, tivemos, em cada sessão, uma assiduidade acima dos 95%, destacando-se com 100% a colega do Núcleo de Educação Especial cujo interesse e empenho foram uma mais-valia para todo o grupo de trabalho.
 Para cada uma das sessões a metodologia foi idêntica – enquadramento teórico em PowerPoint, partilha de ideias e esclarecimento de dúvidas e trabalho prático em pequenos grupos, cuja composição já foi referida na primeira reflexão sobre o acompanhamento. Chegada à meta, podemos concluir que esta foi, sem dúvida, a metodologia adequada a este tipo de replicação uma vez que exigiu o conhecimento do Novo Programa e GIPs, gerou a reflexão e a partilha de experiências.
  Durante todas as sessões, os docentes partilharam experiências, dificuldades, angústias, dúvidas e algumas revoltas sobretudo no que concerne à sobrecarga de trabalho e escassez de tempo. Foi ainda tónica geral o interesse, empenho e entusiasmo de todos em todas as sessões, como provam os trabalhos elaborados e o tempo das sessões que ultrapassou sempre as duas horas previstas, por solicitação dos colegas – os professores trabalham muito e bem, pena é que poucos o reconheçam.
 Balanço geral: terminamos com a certeza do dever cumprido como, aliás, comprova a opinião dos docentes que connosco trabalharam e manifestada no questionário preenchido para o efeito, na última sessão: dos vinte e um presentes, a esmagadora maioria avaliou a Metodologia em 4, sendo a Monitoria igualmente avaliada em 4, por unanimidade.
  Os comentários finais apontam para a necessidade de se manterem encontros pontuais para troca de experiências e práticas, reconhecendo-se a qualidade deste tipo de acções, para o conhecimento efectivo de um programa, mais do que as simples alterações legais.
 Foram sessões trabalhosas e desgastantes em termos emocionais, mas com resultados acima do previsto. No que concerne à equipa de trabalho, houve sempre um entendimento total no delineamento das sessões e no momento da replicação.
Obs.: Os materiais elaborados e todos os trabalhos realizados pelos professores que foram alvo da replicação poderão ser consultados nos nossos portefólios.

Trabalho realizado por Noélia Machado e Sandra Patrícia Pereira  16/Junho/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário