segunda-feira, 28 de junho de 2010

Apreciação da sequência didáctica "Alerta Amarelo"

As sequências didácticas, como documento de planificação por excelência, devem ser objecto de reflexão em busca de uma maior viabilidade e funcionalidade deste processo.
 Apresento, como tal, uma apreciação pessoal da sequência Alerta Amarelo disponibilizada para análise e discussão. Mais acrescento que esta reflexão se versa sobre a sequência em si, não contemplando uma análise detalhada sobre o material facultado.
• Globalmente a sequência parece-me bem estruturada, tendo sido alvo de um trabalho pensado e ponderado em prol de um objectivo;
• Considero que o modelo apresentado é extremamente burocrático, complexificando um processo já moroso e que se pretende ver simplificado;
• Não me parece necessária a existência de uma folha de rosto, uma vez que o esquema apresentado poderá ser integrado na folha de apresentação;
• A Apresentação parece-me pertinente uma vez que permite uma visão global da sequência, contudo, deveriam ser apresentados os descritores de desempenho referentes às competências associadas dado que as mesmas são, também, alvo de trabalho explícito e intencional;
• A introdução do Tema Interdisciplinar afigura-se como bastante interessante, dando indicação para a sequência ser trabalhado nos Projectos Curriculares de Turma;
• A Abertura apresenta-se demasiadamente descritiva e não me parece que careça de espaço próprio, podendo ser já tratada como a primeira etapa. Deveria apresentar-se a justificação para a selecção do tema e seria positivo que se estabelecesse, na contextualização, a ligação com a sequência anterior. O tempo previsto não será suficiente para todo o trabalho apontado;
• Na grelha de Abertura dispensa-se a existência das colunas destinadas à divulgação da metodologia de trabalho, uma vez que a mesma é apresentada aquando da contextualização, e do tempo, visto que o mesmo poderia ser referido no cabeçalho da grelha;
• Na fase de Desenvolvimento parece-me que os componentes da grelha estão de acordo com as linhas estruturantes do PPEB, porém, são visíveis algumas incorrecções que passo a elencar:
- a nomenclatura não é a mais correcta (onde se lê “competência de processo”, dever-se-ia ler “competência associada”, dado que tanto estas como a foco são de processo);
- a coluna referente à competência foco poderia ser eliminada, passando esta informação a constar no cabeçalho da grelha;
- na coluna dos Resultados, os mesmos são confundidos com actividades. Esta coluna deveria ser integrada na grelha, mas com o objectivo de apresentar os resultados esperados, aparecendo, como tal, como a última coluna, permitindo o controlo dos desempenhos;
- Os conhecimentos prévios são importantíssimos para o tratamento de uma sequência, uma vez que esta os deve ter por base, apoiando a aprendizagem naquilo que o aluno já sabe e já é capaz de fazer;
- Retiraria, no entanto, a coluna referente aos conhecimentos prévios, mencionando-os na apresentação da sequência;
• A relação entre as competências associadas e a competência foco não é equilibrada, uma vez que a competência foco (que deveria ser a privilegiada) é a menos trabalhada, sendo-lhe dedicados apenas quarenta e cinco minutos num total de duas semanas de sequência. Em termos avaliativos, prevê-se que apenas o porta-voz do grupo seja avaliado nesta competência;
• Devido à parca incidência na competência foco, não é visível o progresso do aluno nos descritores de desempenho associados;
• A competência foco não prevê situações de treino;
• Os descritores de desempenho e os conteúdos associados foram seleccionados com algum critério, no entanto, aparecem mencionados descritores que depois não são solicitados nas propostas anunciadas;
• As actividades são bastante interessantes, diversificadas e motivadoras, passíveis de desencadear experiências significativas, contudo, na sua concepção não é usada a estrutura apresentada nos GIP, não incorporando o guião inicial da actividade;
• Pareceu-me que houve preocupação e brio na selecção e produção dos materiais e recursos, porém, alguns poderiam ser alvo de pequenas reformulações;
• A avaliação não me parece claramente expressa;
• O tempo previsto para a actividade parece-me correcto, uma vez que será trabalhado em articulação com outras áreas do saber.

Trabalho realizado por Sandra Patrícia Pereira   02/Junho/2010

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