terça-feira, 29 de junho de 2010

Auto-avaliação

Vários são os parâmetros de avaliação a que estive sujeita no decurso desta formação. Pareceu-me, assim, que não poderia encerrar este trabalho sem reflectir sobre a minha prestação neste processo. A mesma tem sido feita ao longo dos vários balanços e reflexões, no entanto, será, neste espaço, apresentada de forma sistematizada.
Utilizarei uma escala com classificações de um a cinco de modo a situar o meu desempenho. Mais acrescento que esta avaliação versa sobre o que me foi possível fazer e não sobre o que gostaria de ter feito.

Presencial

• Assiduidade: 5
• Pontualidade: 5
• Participação nos trabalhos de grupo: 4 - Tentei dar sempre o meu contributo para as diferentes tarefas propostas. Partilhei, integrei as ideias dos de mais. Reflecti. Aprendi!
• Organização, apresentação de materiais de formação e partilha dos mesmos: 4 - Muitos foram os materiais elaborados, sendo estes o produto de um trabalho reflectido e ponderado em prol das boas-práticas. Todos os trabalhos foram partilhados com os presentes.

Em linha

• Intervenção: 3 - Considero que a minha participação foi pertinente, contudo, seria expectável que fosse mais representativa e sistemática. Não o consegui fazer uma vez que tive a meu cargo a planificação, dinamização e avaliação de várias actividades, acrescida a todo o trabalho desenvolvido na escola.
• Participação nas actividades constantes no guião: 4 - Participei, com uma qualidade bastante aceitável, nas actividades propostas.
• Qualidade das participações: 4 - Parece-me que a minha participação foi adequada, revestida de correcção formal e pertinência. Partilhei dentro das minhas possibilidades e colaborei sempre que senti que o meu contributo poderia ser um auxílio para os de mais.
• Formonline: 5 – Alcancei a classificação de 100%

Portefólio

• Pesquisa, organização da informação e elaboração de materiais: 3
• Capacidade para mobilizar conhecimentos linguísticos, literários e didácticos relevantes para resolver problemas identificados: 4
• Capacidade para questionar a respectiva prática docente e para encontrar respostas adequadas ao contexto: 4


Gostaria de mencionar que me foi particularmente difícil esta auto-avaliação, uma vez que apenas tivemos um feedback aquando da reflexão sobre o terceiro módulo de formação. Assim, não foi possível beneficiar de todas as potencialidades de um portefólio, não sendo promovido o aperfeiçoamento e a evolução. Acredito que o excesso de trabalho dos formadores não terá permitido o acompanhamento inicialmente previsto, como tal, peço que sejam sensíveis às nossas dificuldades, lacunas e imprecisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário