terça-feira, 27 de abril de 2010

Participação no fórum - divergências na terminologia

Sou professora do 2º ciclo, no entanto, não deixo de me espantar e preocupar com o que foi apresentado pelas colegas. Realmente parece-me contraproducente as ciências e as letras, num momento em que seria expectável uma convergência na terminologia e no espírito dos programas das diferentes áreas académicas, assistirem à criação de um fosso tão expressivo. Parece-me que a articulação horizontal que tanto nos é solicitada não foi tida em conta pelos responsáveis pela elaboração dos novos programas de Português e Matemática, que ironia esta!
Depois de ler os comentários das colegas, folheei o programa de Matemática e a verdade é que as diferenças são notórias e a vida dos professores do 1º ciclo em particular e de todos nós em geral fica mais confusa e dificultada. O espírito dos dois programas é de facto divergente, embora me tenha sentido reconfortada ao perceber que alguns dos pressupostos tidos em conta na formulação do texto programático de Matemática se aproximam do veiculado nos programas de Português, a saber:
- Tentativa de articulação entre os diversos ciclos (na Matemática é visível uma maior relevo a uma articulação com o ciclo anterior);
- Não se trata de um programa de ruptura, procedendo-se apenas ao aperfeiçoamento do anterior, atendendo às novas exigências da sociedade actual;
- Organização programática por ciclo e não por ano;
- Intenção de criar competências para mobilizar os conhecimentos para outras áreas do saber e para a vida em sociedade;
- Necessidade de dotar os alunos de aprendizagens significativas;
- Vê consagrado o princípio da progressão;
- Necessidade de recorrer a metodologias, estratégias e actividades diversificadas e variadas;
- Necessidade de apresentar actividades com pressupostos e resultados claros e bem definidos;
- Valorização da partilha, da reflexão, da discussão e integração em contexto de sala de aula;
- Valorização do papel do professor;
- Valorização do contexto social, geográfico, escolar e académico dos alunos para a definição da articulação vertical.
Bem, espero com estas palavrinhas ter apaziguado a alma daqueles que têm a sua vida dificultada com o desfasamento visível entre os dois programas.
Continuação de um bom trabalho e esperança de dias melhores.

Trabalho realizado por Sandra Patrícia Pereira      24/Abril/2010

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